Educar para a eternidade
Terapia para a Educação de Filhos
Melhor criar ou educar?
O ser humano é infinitamente diferente no trato com seus filhos os quais, de modo nenhum deveriam ser comparados às “crias” dos animais que por instinto ensinam seus filhotes a sobreviverem. Pais humanos normalmente educam seus filhos pelo menos em três áreas vitais:
- Educação para uma vida decente;
- Educação para uma vida próspera;
- Educação para questões essenciais da vida: “de onde vim, porque sou, para onde vou?”
Animais melhorados ou humanos glorificados?
Basicamente no ocidente a teoria da origem humana resume-se em duas vertentes: darwiniana e cristã – aquela teoriza basicamente o humano como produto do acaso, um primata evoluído; e a cristã afirma que o humano é uma criatura gerada por um Deus amoroso para um propósito glorioso: sermos semelhantes ao Filho de Deus (1 Coríntios 15.33,45-49). Afirmamos com certeza que o ensino ministrado pelos pais definirá a qualidade da vida ou da morte dos filhos, como corrobora o sábio: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22.6).
A melhor herança
Não há nada de errado que trabalhemos para que nossos filhos sejam mais prósperos que nós. Sabemos, porém, que tudo o que há neste mundo cedo ou tarde passará, de um modo ou de outro. Como pais cristãos, deveríamos nos empenhar para deixar aos nossos filhos a herança da fé cristã que começa na terra e conduz à eternidade, a qual o apóstolo Pedro identifica como a “[…] herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados no poder de Deus para a salvação […]” (1 Pedro 1.4-5). O apóstolo Paulo referiu-se à fé salvadora como uma herança que pode ser herdada dos pais, demonstrando assim a importância do ensino da fé cristã por meio da Bíblia Sagrada (1 Timóteo 1.4,5).
A melhor educação
Qual seria a melhor fonte de educação para nossos filhos tendo em vista que o ensino necessário não limita-se a este mundo, mas ultrapassa nosso tempo e espaço, constrangendo-nos a considerar a eternidade? O senso comum atesta que o humano sozinho sabe apenas que veio do ventre e que voltará à terra, obrigando-o a buscar a resposta além do mundo terreno pois, onde termina nossa capacidade começa a capacidade do Deus que fala, ouve e também escreve: a Bíblia então apresenta-se como o Livro que Deus legou à humanidade para nos preparar para a eternidade: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” (2 Timóteo 3.15).
Nossa terapia oferece conteúdo básico relativo à educação cristã a ser ministrada aos filhos, baseado na Bíblia Sagrada, abrangendo as seguinte etapas:
- Do ventre ao seio
- Do choro à fala
- Do engatinhar ao correr
- Da disciplina à exortação
- “Groupschooling”
- Do lar ao trabalho
- Dos pais à nova família
Interesse nessa ou em alguma outra terapia? Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou marque já sua primeira sessão.