fbpx

5 sinais que você pode se beneficiar da terapia de casal

5 sinais que você pode se beneficiar da terapia de casal

Geralmente quando mencionamos terapia de casal, logo pensamos no tratamento de algum problema físico, como a fisioterapia, ou mental, como a “medieval” terapia de choque!

O que muitos ignoram é que “terapia” é uma palavra de origem grega muito usada no Novo Testamento e que significa simplesmente “cura, tratamento”. Interessante, não é?

O fato é que nós, brasileiros, não encaramos com muita naturalidade a prática terapêutica ligada à relação afetiva-conjugal. Uma atitude que infelizmente nos leva a desprezar essa preciosa ferramenta restauradora de casais e famílias.

Se você está lendo este texto é porque, ou tem interesse pessoal a respeito da terapia para casais ou conhece alguém que necessita saber. Seja qual for sua razão, convido a ler até o fim e se inteirar desse importante assunto.

Quando é hora de procurar a terapia de casal?

            É comum se pensar que o relacionamento conjugal degenera ao longo dos anos, quando na verdade é justamente o contrário! O tempo da relação coopera para o progresso da sua qualidade em todos os sentidos, devido, principalmente, à boa adaptação do casal.

Portanto, uma boa hora para se cogitar a terapia para casais é quando a relação dá prolongados sinais de que ela já não é mais tão prazerosa quanto era no início. Quando se vive num tempo em que o estar ao lado de quem se ama, ou momentos em que a presença da “alma gêmea” é menos importante que uma reunião de negócios ou outros eventos…

Sinais que indicam que seu relacionamento precisa de ajuda

            Há um preconceito velado relativo à terapia familiar. Normalmente não há constrangimento ao falar que se está numa fisioterapia ou hidroginástica, por exemplo. Contudo, a citação da terapia parece despertar um senso de vergonha no casal ou pelo menos em algum deles, fazendo com que não se converse a respeito.

            Esse tipo de constrangimento pode ser um fator para a piora da relação, do mesmo modo quando se ignora algum sintoma de determinada doença grave que poderia ser curada se tratada logo no início. Alguns “sintomas” são indicadores que a relação afetiva-conjugal não está bem:

  • Diminuição das conversas e desinteresse pelo dia a dia ou bem-estar um do outro;
  • Desculpas criadas para justificar a distância entre o casal;
  • Tensão constante na relação, evidenciada por discussões e ofensas por motivos banais;
  • Desinteresse e às vezes até repulsa sexual;

5 indicadores de que seu relacionamento pode se beneficiar da terapia de casal

  • A presença de um mediador neutro, como o terapeuta conjugal propicia um ambiente ideal para uma “DR”(Discussão da Relação);
  • O terapeuta de casal tem habilidade para lidar com temas delicados que geralmente são evitados por motivos diversos, mas que são cruciais para uma equilibrada e prazerosa relação;
  • O casal obrigatoriamente separará e investirá tempo e recursos dirigidos especialmente no lidar com as causas e as soluções para seus conflitos;
  • Nas sessões terapêuticas familiares o casal se sentirá mais à vontade para um diálogo aberto e franco num local e momento apropriado sob a direção de um especialista no assunto;
  • O terapeuta apresentará ao casal soluções, exercícios práticos e técnicas de relacionamento que em geral são desconhecidos dos pacientes. Certamente tais instruções redundarão na melhoria da relação.

Qual o perfil de um Terapeuta ideal para casais

É muito comum que estudantes das ciências da alma (“psiquê”) ingressem na formação acadêmica visando o tratamento para seus próprios males. Não há nada de errado ou desonesto nisso. O resultado porém, é que há uma geração de psicoterapeutas carentes de terapia, ainda não capacitados para o exercício terapêutico.

O perfil ideal de um Terapeuta para Casais sugerido seria o seguinte:

  • Um indivíduo com uma boa experiência na vivência conjugal – incluindo com filhos;
  • Alguém com formação em psicanálise ou psicologia aliada à formação em aconselhamento conjugal;
  • Uma pessoa comprometida sempre na busca da reconciliação e unidade do casal assistido;
  • Um profissional cujos valores morais, éticos e espirituais cooperem para a cura da família.

Se você acha que a terapia de casal pode ajudar o seu ou o relacionamento de algum amigo ou familiar, compartilhe esse texto!

Conheça aqui as nossas terapias e entre em contato para saber mais

Um comentário Ocultar comentários

Adicione seu comentário

Agendar Sessão Agora

    Mário Maracaípe - Doctoralia.com.br